Guia de Tons e Cores

Encontrar o tom e a cor perfeitos para sua pele é fundamental para uma maquiagem impecável. Neste guia, você aprenderá sobre tom e subtom de pele e como identificar seu tom e subtom que realçam melhor sua beleza natural.

Use nossas dicas e comparações para escolher produtos que harmonizem com seu tom de pele e estilo pessoal!

Tom de pele:

O tom de pele refere-se à altura da cor que a pele de determinada pessoa possui, ou seja, isso pode variar de acordo com diversos fatores, mas a pigmentação do corpo está ligada diretamente à quantidade de melanina sem interferência da radiação solar.

Agora, quando falamos de cor facultativa, ou seja, aquela cor que muda de acordo com o bronzeado, ela pode ser induzida por produtos ou pela exposição solar. Lembrando que, a quantidade de melanina interfere na resistência da pele à radiação ultravioleta.

 

 

Os diferentes tons de pele:

É quase impossível categorizar todos os tons de pele que existem, mas a classificação mais famosa que existe é a do médico norte-americano Fitzpatrick, dividida em seis fototipos.

Esses diferentes tons de pele variam de acordo com a quantidade de melanina presente, a capacidade de bronzeamento (dourar) e queimar (avermelhar-se quando é exposta ao sol).

Os seis tons de Fitzpatrick são:

Pele extremamente branca

Pele extremamente branca, quase cor de neve, muito sensível à radiação solar e apresentar sardas. A pessoa que a possui nunca se bronzeia, apenas se queima, por isso deve dar atenção redobrada à proteção solar.

Pele branca

Pele branca não necessariamente é menos clara que a extremamente branca, mas é capaz de se bronzear, mesmo que lentamente. Ainda assim, por também terem menos melanina, pessoas com pele branca devem tomar cuidado quando estão expostas à radiação solar.

Pele morena clara

Pele morena clara, ela é um pouco mais escura que a branca ou a extremamente branca, por isso apresenta uma resistência maior ao sol, no Brasil, esse é um dos tons de pele branca mais populares, mas apesar de ser mais resistente ao sol, pessoas de pele morena clara também devem se proteger, pois podem se queimar.

Pele morena

Pele morena é um tom acima da morena clara, por isso é mais resistente aos impactos da radiação solar (mas não é por isso que não deve usar filtro solar). Diferentemente dos tons de pele anteriores, ela se bronzeia com mais facilidade em vez de se queimar.

Pele morena escura

Pele morena escura entra nos tons de pele negra. Quem tem esse tom raramente se queima e consegue pegar aquela marquinha de verão com facilidade. Apesar de serem pouco sensíveis ao sol, também devem usar filtro solar.

Pele negra

Por fim, o último tom na escala do Fitzpatrick é a pele negra, caracterizada por ser completamente pigmentada e rica em melanina. Sendo assim, ela possui uma proteção natural contra os raios solares.

Sub Tom de Pele:

O subtom de pele é um dos aspectos mais importantes para determinar quais tonalidades de maquiagem são ideais para a sua aparência. Ele é a cor de base da sua pele, ou seja, é a cor que a maioria das pessoas potencialmente vê primeiro quando olham para você. Ele é determinado principalmente pelos tons de marrom dos melanócitos na sua pele.

O subtom pode ser quente ou frio - geralmente, quentes tendem a ser mais marrons ou amarelados, enquanto os frios tendem a ser mais rosados.

 

Os principais subtons de pele são:

  • Frio: puxado para o azul
  • Neutro: equilíbrio entre azul, amarelo e vermelho
  • Quente: puxado para o amarelo
  • Oliva: uma mistura entre amarelo e azul.

Entender o próprio tom e subtom de pele é fundamental para a saúde da pele e para garantir que você esteja usando os produtos certos para cuidar dela. As nuances da sua pele afetam como você processa a exposição ao sol e, portanto, a necessidade de cuidados com a pele.

O subtom não é apenas a cor da sua pele, mas também aquela tonalidade abaixo dela, como se fosse um tom de fundo. Os subtons da pele são classificados em 12 diferentes tons de base, incluindo bege, oliva, rosado, dourado, amarelado e caramelo.

O fato de você ter uma nuance única da sua pele afeta como você processa a exposição ao sol, o que influencia o quanto de proteção solar você deve usar.

 

Como identificar seu subtom de pele?

Existem alguns métodos diferentes para identificar seu subtom de pele e vamos te contar agorinha quais são eles.

Olhe para seus pulsos e observe a cor das veias

O teste das veias é uma maneira fácil de descobrir seu subtom de pele. Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio. Se suas veias mostrarem tanto tons verdes quanto azuis, então, seu subtom é neutro.

Veja a reação da pele quando exposta ao sol

Ao tomar sol por algumas horas, observe o tom que a pele adquiriu. Se ficou alaranjada ou amarronzada, sua pele é quente. Por outro lado, se o que predominou for o avermelhado, é sinal de que o subtom é frio. Se você não conseguir perceber um tom específico, então, seu subtom é neutro.

Você ainda pode observar a parte interna do seu braço sob a luz natural. Se ela puxar mais para o amarelado, sua pele é quente. Se tiver tons azulados ou esverdeados, tende ao frio.

Atente para a tonalidade dos lábios

Lábios de tons de coral, alaranjado ou pêssego (claro ou escuro) indicam que a pele é quente, enquanto aqueles com tons de rosa estão para tons frios. Lábios vermelhos geralmente são de pele com tons neutros.

Acessórios prateados ou dourados

Quando usamos joias, frequentemente sentimos se o prateado ou o dourado combinam melhor com nossa pele. Não é uma questão de gosto, mas de se adequar melhor ao nosso visual.

Se o prateado parece melhor para você, há grandes chances de a sua pele ter subtons mais frios. Por outro lado, se o dourado for sua escolha, provavelmente, tem tons mais quentes.

Cores de roupa que destacam sua pele

Quando nos olhamos no espelho e percebemos que uma determinada cor de blusa realça ainda mais a nossa beleza, descobrimos que encontramos o subtom certo da pele.

Se os tons mais frios como azul realçam o nosso brilho, então, temos uma pele de tom frio. Se o vermelho nos faz brilhar ainda mais, o subtom da nossa pele deve ser quente.

Uma dica de ouro dada pelo Dr. Luiz Perez, médico e especialista em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica pela Santa Casa de São Paulo, é pensar como na cor de uma lâmpada. "Subtons quentes tendem a ter uma aparência amarelada ou dourada, enquanto subtons frios têm uma aparência rosada ou azulada. Subtons neutros têm uma mistura equilibrada de cores", explica ele.